Via_Cultural.png

linha.jpg
MARCA_pERIFA_pAZ.png

Perifa Paz

É Música, Poesia, Fotografia e Vídeo chegando ao bairro e propondo um olhar diferente sobre a vida cotidiana, seus personagens, cenários, características. Um olhar que captura e comunica o que são os “Direitos Humanos” no dia-a-dia. No direito, atendido ou não, à moradia, mobilidade, saúde, educação, lazer e a tudo o que diz respeito à vida com dignidade. PERIFA PAZ quer promover a prática de uma “cultura de paz”. PERIFA PAZ realizado nos bairros de Itaquera, Sapopemba e Aricanduva.​

il_ob__357x130.jpg

NÃO VÃO NOS CALAR -O ILÚ LAVA A MENTIRA

Denunciando a mentira da suposta abolição da escravatura, através da pena da Princesa Isabel, o coletivo Ilú Obá De Min realiza todos os anos,
a lavagem da escadaria da rua 13 de maio, no bairro do Bixiga.

O documentário NÃO VÃO NOS CALAR -
O ILÚ LAVA A MENTIRA resgata a cerimônia desse ano e traz depoimentos que abordam o racismo estrutural no Brasil.

Cinema_na_rua.png

Cinema Na Rua

O projeto Cinema na Rua tem o objetivo de difundir o Cinema Nacional promovendo exibições gratuitas da nossa cinematografia, nas ruas e praças da cidade. Levar filmes brasileiros a um público que não dispõe de salas especiais ou de arte, promovendo cidadania através da inclusão cultural. Ao mesmo tempo, abre um canal de exibição alternativo para produções de qualidade, revelando novos caminhos e linguagens do cinema brasileiro de hoje. Promove também uma interação com escolas, associações de bairro, clubes e comunidades locais. Maio/2009.

Folias.png

Programa Teatro de Grupo

O teatro feito em São Paulo, cidade com o maior número de grupos teatrais em atividade no país, influencia toda a cultura brasileira. A televisão nunca se deteve com atenção a este aspecto de formação e influência estética coletiva, preferindo abordar algumas trajetórias isoladas. O programa Teatro de Grupo vem ocupar este espaço. Enfocando um grupo por vez, e contando com a participação de historiadores, críticos e pesquisadores, mostra também o painel social e político onde se desenvolveram estas experiências. Junho/2010.

GALERIA

gap_horizontal.png

Perifa Paz chegou em Itaquera!

Fotografia, poesia e um mega show com os artistas locais!

Thaíde, Clã Rapaziadis COHAB II, Nádia Bittencourt, Lelê de Oyá, a poetisa Débora Garcia, entre outros. Famílias inteiras e a galera de Itaquera se apropriam do espaço da rua, curtiram o evento, participaram cantando, declamando poesias em clima de descontração e muita alegria.

Praça Francisco Tavares Veloso em Sapopemba

Teve a participação do Sampa Crew, Ba Kimbuta, Luana Hansen, Pagode da Laura, Monarkas e Sub Zero, Embalanço Samba Rock, Flávia Bittencourt e Sarau da Nova e Fórum.

gap_horizontal.png

Perifa Paz  em Alziro Zarur no terminal de ônibus Savoy.

Neste evento em Aricanduva participaram Flávia Bittencourt, Nhocuné Soul, Berço do Samba de São Mateus, Demenoscrime,
Nino Evangelista, Guilherme Rezende, Tobacco Road, Banda Vandalize, José Matos, As Minas do Rap, União Eternas,
​Procedência Ideológica, Sarau Escolas Ocupadas, Brinquedos Infláveis e Pista de Skate.

1ª Semana Virgilia: Debates e Perspectivas na Formação Cidadã

Organizada pelos/as estudantes e professores/as da escola. Na oficina de cinema, um brevíssimo passeio pela história sob a perspectiva de diretoras mulheres. Além de exibir curtas clássicos e contemporâneos, discutiu-se a participação das mulheres por trás das câmeras e à frente das telas, nos atentando para a realidade brasileira e tentando refletir sobre a galeria de "personagens femininas mal desenvolvidas" que recorrentemente são apresentadas nas salas de cinema.

25 a 27/julho/2016.

Sarau_03.jpg

Via Sarau

Festa de lançamento do ”Via Sarau“ com música, teatro, circo, grafites, poesia e vídeos.

Projeto itinerante multimídia que ocupa as ruas da cidade a partir da prática dos saraus. A TV de rua potencializa essa livre forma de manifestação;
com uma linguagem lúdica e interativa,
transforma a praça em estúdio/auditório, onde o artista principal é o público presente.

08/agosto/2015.

JL.png

Jornalistas Livres

Show de lançamentos no Paço das Artes no centro de São Paulo. Celebraremos hoje o nascimento da rede Jornalistas Livres! Queremos ampliar olhares, chegar mais longe, aprofundar a escuta e a cobertura jornalística dos temas que acreditamos ser fundamentais para o país. Os valores que nos unem são o amor apaixonado pela democracia e a defesa radical dos direitos humanos. A existência dos Jornalistas Livres é mais uma possibilidade de acesso à informação e um meio de enfrentar as desigualdades e o racismo. 24/maio/2015.

Ybutant__04.png

Y-Butantã

O coletivo Y-Butantã nasce do desejo e da necessidade de fazer frente a esse sistema que toma como propriedade de uns poucos o que é de cada cidadão por direito. Nasce para abrir e cuidar de nossas águas, para recuperar o que foi destruído, para exigir que o desenvolvimento da cidade respeite a vida de todos os seres. Nasce para resgatar práticas saudáveis, lembrando que água não dá na parede, não é infinita nem pode ser maltratada.

14/março/2015.

50_anos.png

Comissão da Verdade

Organizado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, tem adesão de mais de 150 entidades incluindo familiares de mortos e desaparecidos, ex-presos políticos, pesquisadores e ativistas de direitos humanos. O ato tem como objetivo execrar e lamentar a data, considerada “O Dia da vergonha nacional” e exigir, entre outras coisas, a localização e identificação dos corpos e dos desaparecidos políticos e esclarecimento das circunstâncias e dos responsáveis por suas mortes. 31/março/2014.

É da Quebrada

O Projeto é da Quebrada trouxe várias oficinas para quem quer começar ou já atua na área cultural, foram seis oficineiros incríveis com dez oficinas desde redes sociais a edição e produção de vídeo!

Em meio a pandemia tudo presncial passou a ser virtual  e a Associação Via Cultural promoveu o projeto É Da Quebrada totalmente on line.

Nossos oficineiros foram Ana Jalloul,  Aline Sasahara,  Domingos Bernardino,  Dino Vicente, Priscila Veras,  Guima San.

Associação Via Cultural Projetos.